Curso autoinstrucional de atenção à saúde da população ribeirinha como ferramenta para qualificação profissional
Mots-clés :
Atenção Primária à Saúde, Educação a Distância, População ruralRésumé
Introdução: Considerando a realidade social e cultural da população ribeirinha por suas especificidades regionais, grande dispersão demográfica e rios como principal meio de transporte, que representam um desafio para o acesso e efetivação de atividades em saúde, a capacitação em atenção primária dos profissionais de saúde atuantes em áreas ribeirinhas torna-se um fator essencial. Objetivo: Descrever a oferta do curso de Atenção à Saúde da População Ribeirinha, de caráter autoinstrucional, elaborado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia e disponibilizado na plataforma Arouca. Metodologia: O curso foi estruturado em 6 unidades de aprendizagem, totalizando 60h de carga horária. Cada unidade foi composta por itens avaliativos de caráter somativo e formativo, com feedback, que abordam os conteúdos educacionais previstos. Em relação ao material didático, o curso disponibiliza e-books, textos de apoio e videoaulas. Resultados: O curso está disponível na plataforma Arouca desde junho de 2021 e, atualmente, 640 alunos já finalizaram o curso. Conclusão: Diante desses resultados, mesmo com os desafios, acreditamos na modalidade de ensino e aprendizagem dos cursos autoinstrucionais como perspectiva promissora para área de saúde.
Téléchargements
Références
Curran V, Matthews L, Fleet L, Simmons K, Gustafson DL, Wetsch L. A Review of Digital, Social, and Mobile Technologies in Health Professional Education. J Contin Educ Health Prof [Internet]. 2017;37(3). Available from: https://journals.lww.com/jcehp/Fulltext/2017/03730/A_Review_of_Digital,_Social,_and_Mobile.8.aspx
Lima SAV, Albuquerque PC, Wenceslau LD. Educação permanente em saúde segundo os profissionais da gestão de Recife, Pernambuco. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2014 Aug [cited 2021 Oct 20];12(2):425–41. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000200012&lng=pt&tlng=pt
Soares Filho AM, Vasconcelos C., Dias AC, de Souza AC, Merchan-Hamann E, da Silva MRF. Atenção primária à saúde no Norte e Nordeste do Brasil: mapeando disparidades na distribuição de equipes. Cien Saude Colet. 2020;
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2009.
FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 847-852, Mar. 2014.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 9nd ed. Porto Alegre; Editora Artmed; 2018.
Figueiredo AM de, Guedes TAL, Valentim RA de M, Araújo BG de, Neto CL de BG. CURSO AUTOINSTRUCIONAL EM TELESSAÚDE: UMA VISÃO GERAL. Rev Bras Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN2236-1103 [Internet]. 2016 Feb 23;5(4 SE-Artigos Originais). Available from: https://www.periodicos.ufrn.br/reb/article/view/8667
Savassi LCM, Mota LG, Oliveira V de A, Lemos AF, Hoffman MCLC. Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa idosa da secretaria executiva da UNA-SUS. Rev Saúde Digit e Tecnol Educ. 2019;v. 4, n. e:20–34.
Brasil. Portaria n 1.996 de 20 de agosto. 2007.
Oliveira MAN. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev Bras Enferm [Internet]. 2007 Oct [cited 2021 Oct 20];60(5):585–9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500019&lng=pt&tlng=pt
Dolzane RS, Schweickardt JC. Atenção básica no Amazonas: provimento, fixação e perfil profissional em contextos de difícil acesso. Trab. educ. saúde 18 (3); 2020; Available from: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00288.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.