O uso do Power BI no monitoramento acadêmico dos cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA
Mots-clés :
Análise de Dados, Educação a Distância, Tecnologia DigitalRésumé
Introdução: Há uma discussão sobre a adoção de ferramentas que deem suporte às análises da gestão da informação. Neste cenário, as instituições de ensino superior têm aplicado conceitos de Business Intelligence (BI) visando aperfeiçoar suas estruturas de monitoramento acadêmico e por consequência a prestação de seus serviços. Objetivo: Descrever a experiência do uso do Microsoft Power BI no processo de produção de relatórios de monitoramento acadêmico dos cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O estudo foi conduzido no âmbito das atividades de gestão e monitoramento das ofertas educacionais, os dados são coletados por meio da aplicação de questionários, desde sua implementação em 2018 até o presente momento (2024), em todos os cursos ofertados pela instituição. Resultado: Dentre as vantagens observadas, destaca-se a diminuição no tempo de análise dos dados e produção dos relatórios, maior clareza na visualização do perfil demográfico dos alunos, facilidade na avaliação dos resultados, identificação da necessidade de intervenções educacionais, suporte à tomada de decisão, além de assegurar a transparência. Conclusão: O uso da solução de BI para produção de painéis e relatórios acadêmicos promoveu uma gestão educacional estratégica, melhorando os resultados acadêmicos e a qualidade dos cursos ofertados pela UNA-SUS/UFMA.
Téléchargements
Références
Pinheiro, S. A. S. Potencialidades do Power BI Desktop na análise preditiva. Católica Porto Business School. 2020.
Ribeiro, Maria Francisca Borges da Gama de Freitas. Os Sistemas de Business
Intelligence nas Organizações: Construção de um Dashboard em Power BI. Universidade de Coimbra. 2023
Microsoft. O que é Power BI?. 2024.
Mussi, R. F. D. F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. D. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional; 2021. v. 17, n. 48, p. 60-77.
Assis, J. C. D. Implantação de uma solução de BI na gestão da educação a distância: Um relato de experiência sobre a UEAD-UFPB. 2018.
Andrelo, P. F. A. Mineração de dados educacionais na identificação do perfil dos egressos para apoio à gestão educacional de escola técnica pública. 2022.
Microsoft. O que é o aprendizado de máquina automatizado (AutoML)?. 2024.
de Oliveira, G. T. C. Análise de Dados Educacionais Utilizando Técnicas de Engenharia de Dados e Big Data: Um Estudo de Caso, 2023.
Mukherjee, R. e Kar, P. Uma análise comparativa das ferramentas ETL de armazenamento de dados com as novas tendências e insights do setor. Em 2017, IEEE 7ª Conferência Internacional de Computação Avançada (IACC) (pp. 943-948). IEEE.2017.
Chaudhuri, S., Dayal, U., & Narasayya, V. An overview of business intelligence technology. Communications of the ACM; 2011 v. 54, n. 8, p. 88-98.
Microsoft. Arquitetura da solução de BI no Centro de Excelência. 2023.
Borges, M. M., Cardozo, C. T., & Kronmeyer Filho, O. R. Dos dados ao conhecimento: business intelligence como ferramenta para apoio à tomada de decisão. Disciplinarum Scientia| Sociais Aplicadas; 2018. v. 14, n. 1, p. 79-95.
Rautenberg, S., & do Carmo, P. R. Big data e ciência de dados: complementariedade conceitual no processo de tomada de decisão. Brazilian Journal of Information Science; 2019. v. 13, n. 1, p. 56-67.
Almeida, A. M. R., & Camargo, S. S. Aplicando Técnicas de Business Intelligence sobre dados de desempenho Acadêmico: Um estudo de caso. XI Escola Regional de Banco de Dados. Caxias do Sul-RS. 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.