Curso de Especialização em Saúde da Coletiva, concentração em Atenção Básica – Saúde da Família (EaD)

uma experiência de inovação frente ao desafio da complexidade

Autori

  • Maria Ligia Rangel Santos Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia
  • Catharina Leite Matos Soares Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8131-4831
  • Yara Oyram Ramos Lima Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia
  • Jane Mary de Medeiros Guimarães Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gabriela Rangel de Moura Santos Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fiocruz

Abstract

Objetivo: Destacar aspectos na experiência de estruturação e gestão do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Atenção Básica/ Saúde da Família ofertado pelo Instituto de Saúde Coletiva e Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 2018, para os médicos do Programa Mais Médicos na Bahia, na modalidade de Educação a Distância. Métodos: Relato de experiência que recorre à ação reflexiva de sujeitos implicados, para analisar seu trabalho a partir de referenciais teórico-metodológicos pertinentes.  Resultados: Trata-se de uma proposta ancorada nos princípios e bases da Educação Permanente em Saúde e, por consequência, no trabalho como princípio educativo e em metodologias ativas e problematizadoras. Enfatiza-se, no artigo, a construção da estrutura curricular, o modelo pedagógico e a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), considerados como tecnologias inovadoras. Conclusão: São evidenciados os principais aspectos que possuem potencial para incidir sobre processos educativos capazes de contribuir na melhoria das práticas dos médicos estudantes em diferentes contextos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Ligia Rangel Santos, Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

Professora Titular aposentada da Universidade Federal da Bahia, com graduação em Medicina por esta Universidade, Mestrado em Saúde Coletiva, Doutorado em Saúde Coletiva, Estágio Sênior (Pós-Doutorado) na Universidade Aberta de Lisboa (2015 a 2016), com apoio da CAPES. Atuo no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, desenvolvo atividades de ensino, pesquisa, extensão e cooperação técnica, nas áreas de Educação e Comunicação em Saúde. Coordeno as linhas de Pesquisa Mídia e Saúde, com a qual colaboro no Observatório de Análise Política de Saúde do ISC/UFBA, e Tecnologias de Educação e Comunicação em Saúde, ambas do grupo de pesquisa Educação e Comunicação em Saúde, por mim coordenado. 

Catharina Leite Matos Soares, Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

Odontóloga. Mestre em Saúde Comunitária e Doutora em Saúde Pública pelo ISC/UFBA, na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Possui experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Políticas Públicas, Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Trabalho e da Educação na Saúde, Educação à Distância em Saúde. 

Yara Oyram Ramos Lima, Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Pública (2013), e Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2008), Especialista em Saúde Coletiva na área de Portos, Aeroportos e Fronteiras pela Universidade Federal da Bahia (2006), graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003). Atualmente é professora adjunta I do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e pesquisadora no Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Cooperação Técnica em Vigilância Sanitária do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. 

Jane Mary de Medeiros Guimarães, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel em Ciências Econômicas, mestrado em Ciências da Educação (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa), doutorado em saúde pública e seis meses como pesquisadora visitante da London School of Hygiene and Tropical Medicine. Possui MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Integra a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde (REBRATS). Desde 2009 é pesquisadora do Programa Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS) do Instituto de Saúde Coletiva/ISC-UFBA e Pesquisadora colaboradora do Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologias em Saúde (INCT CITECS/ISC-UFBA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia e Vice-coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. I

Gabriela Rangel de Moura Santos, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fiocruz

Doutoranda em Saúde Pública,linha de Pesquisa Direito, Saúde e Cidadania, Escola Nacional de Saúde Pública, Mestre em Políticas Públicas e Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ, Pós-Graduada em Psicologia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer, Pós-Graduada em Teoria da Clínica Psicanalítica pela Universidade Federal da Bahia e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. 

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-07-16