Docência na área da saúde em tempo de pandemia por coronavírus
relato de experiência
Parole chiave:
Educação, Pandemia, Infecções por coronavirusAbstract
Introdução: a pandemia traz um desafio extra que é a continuidade da educação sendo mobilizada pelas transformações atuais do mundo contemporâneo e globalizado. Objetivo: descrever as experiências vivenciadas por profissionais de ensino superior de cursos de saúde mediante a crise pandêmica. Métodos: trata-se de um relato de experiência sobre o novo modelo de aula proposta pelas instituições de ensino superior, no processo de continuidade das atividades letivas da graduação e da pós-graduação na área da saúde, em um Centro Universitário do município de Aracaju, favorecendo os meios, as tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia do coronavírus. Resultados: descreveu-se a experiência com os processos de trabalho inovados, utilização da plataforma Teams como ferramenta de trabalho, desafios e potencialidades vivenciados, assim como alguns aspectos relacionados à saúde mental dos docentes durante a pandemia. Embora o advento do Covid-19 tenha exigido que os professores de enfermagem fossem inovadores, flexíveis e ágeis, houve desafios. Conclusão: Faz-se necessário promover a (re) invenção da profissão docente e da educação de ensino superior em meio à adversidade dos dias atuais. Habilidades essenciais para educadores de enfermagem, como ensino on-line, são geralmente necessárias durante eventos de crise.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Opriessnig T, & Huang YW. Coronavirus disease 2019 (COVID‐19) outbreak: Could pigs be vectors for human infections?. Xenotransplantation. 2020;27(2).
Dominguez B. Alerta global: Novo coronavírus é a sexta emergência em saúde pública de importância internacional declarada pela OMS. RADIS. 2020; 210:14- 21.
Pereira AJ, Narduchi F, Miranda MG. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de COVID-19 nas escolas públicas. Rev Augustus. 2020;25(51):219- 236.
França N. Endemia, epidemia e pandemia. In: InfoEscola: navegando e aprendendo. [S. l.] 2020. c2006-2020.
de Almeida MEB. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa. 2003;29(2):327-340.
Barbosa AM, Viegas MAS, Batista RLNFF. Aulas presenciais em tempos de pandemia: Relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev Augustus. 2020;25(51):255- 280.
Brasil. Ministério da Educação do Brasil. MEC amplia capacidade de comunicação a distância em universidade e institutos federais. Brasília-DF, 2020.
de Oliveira Lopes MV. Sobre estudos de casos e relatos de experiências. Rev Rene. 2012;13(4):1.
Brasil, Ministério da Educação - MEC. (2020). Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação da pandemia do Novo Coronavírus - COVID 19. [acesso em 17 Jul 2020]. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17- de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 01 jul. 2020.
Bezerra IMP. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. J Hum Growth. 2020;30(1):141-147.
Sales LNP, Nascimento SL, Brandão GAM, Magalhães ACC, Pontes FSC. Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente. Rev ABENO. 2012;2(2):227-232.
Barbosa ECV, Viana L. O. Um olhar sobre a formação do enfermeiro/docente no Brasil. Rev Enferm UERJ. 2008;16(3):339-44.
Kenski VM. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6 ed. São Paulo: Papirus, 2008.
Jackson D, Bradbury‐Jones C, Baptiste D, Gelling L, Morin K, Neville S, Smith GD. Life in the pandemic: Some reflections on nursing in the context of COVID‐19. J Clinical Nursing. 2020;29(14):1-3.
Gardner L. Covid‐19 has forced higher ed to pivot to online learning. Here are 7 takeaways so far. The Chronicle of Higher Education. 2020. [acesso em 10 Jul 2020]. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/Covid‐19‐Has‐Forced‐Higher‐Ed/248297
Morin KH. Nursing Education After COVID‐19: Same or Different?. Journal of Clinical Nursing, 2020;00:1-3.
Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning. EducauseReview. 2020. [acesso em 10 Jul 2020]. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning
Nashwan AJ, Mohamed AS, Kelly DR. Nursing Education in the Emergence of COVID-19. Open Journal of Nursing. 2020; 10:595-597.
Rose S. Medical student education in the time of COVID-19. JAMA. 2020;323(21):2131-2132
Maben J, Bridges J. Covid‐19: Supporting nurses' psychological and mental health. J Clinical Nursing. 2020; 29(16):2742-2750.
Billings J, Kember T, Greene T, Grey N, El-Leithy S, Lee D, et al. Guidance for Planners of the Psychological Response to Stress Experienced by Hospital Staff Associated with COVID: Early Interventions. 2020. [acesso em 11 Jul 2020]. Disponível em: https://232fe0d6-f8f4-43eb-bc5d-6aa50ee47dc5.filesusr.com/ugd/6b474f_5626bd1321da4138b1b43b78b8de2b20
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.