A utilização de recursos audiovisuais no cuidado da criança e acompanhante e sua contribuição na assistência integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.re2

Palavras-chave:

Ambiência, Recursos Audiovisuais, Tecnologias leves, Pediatria

Resumo

Introdução e objetivo: A hospitalização e o processo de adoecimento infantil influenciam diretamente o aspecto emocional e de enfrentamento da criança. Neste contexto, destacamos a abordagem à criança e ao acompanhante pelo profissional de enfermagem. Buscou-se relatar as contribuições dos recursos audiovisuais na assistência integral à criança. Método: Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. O cenário envolve a sala de procedimentos de uma unidade clínica pediátrica de um hospital escola, em Maceió-Alagoas, e as impressões observadas no dia a dia dos profissionais, no primeiro semestre de 2019. Resultados e discussão: Este ambiente terapêutico vem possibilitando o processo de acolhimento e estabelecimento de vínculos. Os recursos audiovisuais permitem a relação das tecnologias duras e leves dentro do ambiente hospitalar através de imagens infantis, musicoterapia, vídeos educativos, desenhos, o lúdico e o brincar de maneira inovadora. Com isso, percebe-se melhor aceitação dos cuidados, a assistência centrada na criança e acompanhante, com uma abordagem humanizada e interdisciplinar. Conclusão: A utilização de recursos audiovisuais na rotina da clínica tem se mostrado positiva, minimizando medos, traumas, tornando as intervenções necessárias mais colaborativas e aproximando o acompanhante, criança e equipe interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Kadja Kariny dos Santos Peixoto, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes

Enfermeira Assistencial. Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA.

Ana Patrícia da Rocha Lima de Paula, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes

Especialista. Enfermeira Gerente da Clínica Pediátrica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA.

Mabelly Mabelly Cavalcante Rego, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.- HUPAA

Enfermeira Assistencial. Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.- HUPAA. 

Marcela Barbosa de Farias, Universidade Federal de alagoas

Mestre. Universidade Federal de alagoas - UFAL.

Ingrid Martins Leite Lúcio, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira com Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal de Alagoas do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem (PPGEnf/EENF/UFAL). Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Neonatologia e Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Fundamental, Enfermagem em Saúde da Família, Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Enfermagem Baseada em Evidência. Membro da Comissão Comissão das Atividades Lúdicas e Culturais do HUPAA/EBSERH/UFAL. Coordenadora da TECA/HUPAA e líder do Grupo de Pesquisa AISCA - Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente CNPq/EENF/UFAL. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2020-04-17