Uso da Plataforma INDU em projeto de extensão na área de Vigilância Alimentar e Nutricional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.re11

Palavras-chave:

Práticas Interdisciplinares, Obesidade, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional

Resumo

Introdução: Os ambientes virtuais de aprendizagem constituem ferramentas de ensino capazes de ressignificar as práticas educativas, possibilitando a interação, o compartilhamento de saberes e a gestão do tempo. Objetivo: Demonstrar a importância do uso da plataforma INDU em um projeto de extensão na área de Vigilância Alimentar e Nutricional. Métodos: A extensão ocorreu em outubro de 2018 a abril de 2019 com a participação de 28 estudantes. Foi realizado o acompanhamento dos marcadores de consumo alimentar e nutricional com escolares menores de 10 anos e o registro na base de dados do SISVAN. Em paralelo às atividades de campo, os estudantes participaram de uma formação em ambiente virtual de aprendizagem e construíram um plano de intervenção, cujas ações visaram a promoção da alimentação adequada e saudável. Resultados: O uso da plataforma INDU potencializou as ações desenvolvidas pelos extensionistas, pois, à medida em que ocorriam as atividades de campo, participaram de discussões no ambiente virtual de aprendizagem, suscitaram reflexões sobre a situação nutricional dos escolares e subsidiaram a construção de um plano de intervenção. Conclusão: A experiência possibilitou aos participantes o fazer saúde interdisciplinar, multiprofissional e a construção do pensamento crítico e inovador.

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Biografia do Autor

Maira Pitta Farias, Universidade de Pernambuco

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco.

Emilly Marcela Mendes de Souza, Universidade de Pernambuco

Sanitarista pela Universidade de Pernambuco.

Luana Salvador de Lemos, Universidade de Pernambuco

Sanitarista pela Universidade de Pernambuco.

Davidson Alves dos Santos Lima, Universidade de Pernambuco

Graduando de Administração pela Universidade de Pernambuco.

Karolina de Cássia Lima da Silva, Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFPE

Mestra em Saúde Pública. Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas. Universidade Federal de Pernambuco.

Magdala de Araújo Novaes, Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFPE

Professora titular de Informática em Saúde do Centro de Ciências Médicas e docente do Curso de Medicina da UFPE. Fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Tecnologias da Informação em Saúde (TIS) e do Núcleo de Telessaúde (NUTES) da UFPE - Unidade de eSaúde do Hospital das Clínicas. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Doutora em Bioinformática pela Université D´Aix-Marseille II (França), Centre National de la Recherche Scientifique, especializada em informática aplicada às organizações pela Université de Montpellier I (França). Áreas de atuação: tecnologias da informação e das comunicações em saúde, informática clínica, informática na saúde pública, saúde movel (mHealth), informática na educação médica. Coordena e desenvolve projetos com ênfase em telessaúde na atenção primária e na saúde mental. É membro do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE, e co-orienta trabalhos nas pós-graduações de Ciência da Computação. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD), membro titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). 

Talita Helena Monteiro de Moura, Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Mestra em Enfermagem, Especialista em Saúde da Família no formato Residência Multiprofissional, Especialista em Gestão em Saúde, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Tutora e Professora da Especialização em Atenção Primária à Saúde no Grupo SABER UFPE vinculado à UNASUS. Atua na Produção de material didático para cursos online. Revisora do Periódico Interface Comunicação, Saúde, Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação nas áreas de educação e aprendizagem online, cursos massivos online, novas tecnologias e educação. Enfermeira Servidora da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Docente da Especialização em Enfermagem em Saúde da Família da Universidade de Pernambuco. Supervisora Pedagógica do Programa de Educação Permanente na Especialização em Saúde da Família PEPSUS UFRN. Tutora da Especialização em Avaliação em Saúde FIOCRUZ PE.

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Publicado

2020-04-17