Maquiavel: os segredos do mundo da política
Palavras-chave:
Maquiavel, Política, Realismo Político, Virtù e Fortuna, Correlação de ForçasResumo
Esse artigo se propõe a apresentar uma contribuição para a leitura de Maquiavel – analista político –, destacando seus supostos, sugerindo caminhos para escapar de algumas das muitas encruzilhadas que estão em seus escritos e salientando variáveis, propostas pelo autor, consideradas cruciais para a interpretação da realidade e para a análise política. Os achados políticos de Maquiavel, especialmente em O Príncipe e nos Discursos sobre a Segunda Década de Tito Lívio, embora datem do século XVI, ultrapassam barreiras impostas pelo tempo e pela geografia. Importantes paradigmas para uma análise política realista, centrada na separação entre a esfera pública e a privada, nos efeitos da correlação de forças e na distinção entre a aparência e a essência estão contidos nessas obras.
Referências
MACHIAVELLI, Niccolò. O Príncipe. Tradução de Antonio Caruccio--Caporale. Porto Alegre: L&PM, 2012.
MACHIAVELLI, Niccolò. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Tradução de Sérgio Bath. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1994. 3ª edição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).