Maquiavel: os segredos do mundo da política

Autores

  • Maria Tereza Aina Sadek Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Maquiavel, Política, Realismo Político, Virtù e Fortuna, Correlação de Forças

Resumo

Esse artigo se propõe a apresentar uma contribuição para a leitura de Maquiavel – analista político –, destacando seus supostos, sugerindo caminhos para escapar de algumas das muitas encruzilhadas que estão em seus escritos e salientando variáveis, propostas pelo autor, consideradas cruciais para a interpretação da realidade e para a análise política. Os achados políticos de Maquiavel, especialmente em O Príncipe e nos Discursos sobre a Segunda Década de Tito Lívio, embora datem do século XVI, ultrapassam barreiras impostas pelo tempo e pela geografia. Importantes paradigmas para uma análise política realista, centrada na separação entre a esfera pública e a privada, nos efeitos da correlação de forças e na distinção entre a aparência e a essência estão contidos nessas obras.

Biografia do Autor

Maria Tereza Aina Sadek, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre em Ciência Política pela mesma instituição; doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia e na Universidade de Londres. É professora de pós-graduação na USP, diretora de pesquisas do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ) e professora em Escolas da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública. Possui livros e artigos sobre teoria política, poder judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, sistema de justiça e acesso à justiça.

Referências

MACHIAVELLI, Niccolò. O Príncipe. Tradução de Antonio Caruccio--Caporale. Porto Alegre: L&PM, 2012.

MACHIAVELLI, Niccolò. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Tradução de Sérgio Bath. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1994. 3ª edição.

Downloads

Publicado

2016-02-04

Como Citar

Sadek, M. T. A. (2016). Maquiavel: os segredos do mundo da política. Revista De Ciências Sociais, 45(2), 31–45. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2500