Revista de Ciências Sociais (RCS)

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Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários contemporâneos das desigualdades educacionais

2020-01-15

Organizadoras:

Sara Esther Dias Zarucki Tabac (Doutoranda PPCIS/ UERJ)
http://lattes.cnpq.br/4901773895168381
Linha de pesquisa: Atualmente realizo pesquisas na área da sociologia da
educação e desigualdades. Destaco mais especificamente pesquisas sobre
acesso e permanência de estudantes no ensino superior e a formação de
professor de sociologia.

Ruth Maria Moraes Oliveira Prado (Doutoranda PPGE/ UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/8006888065568778
Pedagoga no Instituto Federal do Maranhão – IFMA. Pesquiso sobre
permanência na educação superior e transição do ensino médio para a
educação superior considerando o cenário de desigualdade de oportunidades
educacionais e a perspectiva da sociologia da educação sobre os temas.

 

O diálogo entre as ciências sociais e a educação se faz presente em diversas linhagens e correntes de análise da disciplina. Nosso intuito é focar em textos que busquem identificar a dimensão social no processo educacional. Não somente os clássicos quanto os contemporâneos, possuem na educação um fio condutor de uma análise precisa acerca do tecido social. As relações sociais estão presentes no âmbito educacional tanto nos âmbitos formais e informais de educação. Da relação mais primária, entre o aluno e o professor até o papel das instituições na implementação de políticas educacionais, envolvem leques de
discussão presentes e necessários na atual conjuntura. Nossa proposta neste dossiê é de reunir trabalhos e pesquisas das mais diversas perspectivas teórico-metodológicas que promovam a interlocução entre as ciências sociais e a educação, seja em caráter macro ou microssociológico, e que ajudem a pensar o cenário contemporâneo de desigualdades no país.


Nesse sentido, serão bem-vindos artigos cujas discussões e análises estejam pautadas no âmbito das ciências sociais considerando, assim, seus sujeitos e instituições, a perspectiva das desigualdades de oportunidades educacionais, além das dimensões política e cultural da educação sob uma perspectiva sociológica.

 

Prazo de submissão:  30/06/2020

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A Revista de Ciências Sociais (RCS) da UFC, fundada em 1970, é vinculada ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará e voltada ao público acadêmico de todas as áreas das ciências sociais. A Revista divulga os resultados de pesquisas empíricas e teóricas em Antropologia, Sociologia e Ciência Política, em todas as suas áreas e vertentes metodológicas. Desde 2018, adotamos periodicidade quadrimestral com o primeiro número referente aos meses de Março-Junho, o segundo referente aos meses de Julho-Outubro e o terceiro referente a Dezembro-Fevereiro e publicados sempre ao primeiro dia primeiro mês de cada período.

Atualmente, a RCS está indexada em Portal de Periódicos Capes, Google Acadêmico, LiVre, LatindexDiadorim, Sumários.org, REDIB, MLA International BibliographyLatinREV, NSD-Norsk Senter for Forskningsdata, DOAJDialNet, Road - Directory of Open Access Scholarly Resources, EBSCO Research Collections, CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades e Mir@bel e conta com um corpo editorial de projeção nacional e internacional. RCS publica, a cada edição, além de artigos e resenhas avulsos recebidos em fluxo contínuo, um dossiê temático central coordenado por renomados pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. 

Os manuscritos são submetidos a avaliação em duplo cego por pares escolhidos de acordo com conhecimento comprovado na área do artigo e que avaliarão o trabalho seguindo este modelo. O prazo padrão concedido aos pareceristas para avaliação é de um mês, mas extensões são possíveis a pedido. Veja as Diretrizes para Autores para maiores informações e clique aqui para iniciar o procedimento de submissão.

É importante atentar que submissões de artigos escritos por mais de um autor deverão obedecer aos critérios de coautoria adotados pela revista e enviar, como anexo, uma declaração atestando a conformidade de acordo com o seguinte modelo.

As resenhas deverão tratar de obras recentes, cuja publicação não exceda os últimos 5 anos.

As propostas de dossiê devem seguir as seguintes instruções

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