Educação em Direitos Humanos a partir do contexto da Améfrica Ladina

devemos queimar as estátuas dos filósofos do cânone?

Autores

  • Amanda Veloso Garcia IFRJ/Pinheiral
  • Débora Augusto Franco UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.54.2.d03

Palavras-chave:

Colonialismo; Racismo/Sexismo Epistêmico; Educação em Direitos Humanos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar reflexivamente um relato de experiência docente no contexto de uma pós-graduação em Educação em Direitos Humanos (EDH), a partir da disciplina Pedagogias e Formação Docente. Os processos formativos da disciplina partiram do princípio de que a ciência em seu sentido hegemônico está ancorada no positivismo e no reducionismo e tem como cerne o viés do racismo/sexismo epistêmico. Inspiradas por abordagens que emergem no contexto da Améfrica Ladina, mas também pela Análise Institucional Francesa e pelo recurso da perspectiva interseccional, defendemos que ensinar e fazer ciência corresponde a um lugar político e social. Nossas conclusões apontam para uma EDH conectada ao território da Améfrica Ladina, utilizando como “lenha” experiências emergentes dos disparadores dos debates, tais como os temas raça e gênero, e uma postura ética-estética-política de questionamento da tradição ocidental hegemônica.  

Biografia do Autor

Amanda Veloso Garcia, IFRJ/Pinheiral

Possui Licenciatura (2012), Bacharelado (2014) e Mestrado (2016) em Filosofia e Doutorado (2021) em Educação pela UNESP/Marília. É professora de Filosofia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (campus Pinheiral), atuando em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e na Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos. Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia (ENFILO - UNESP/Marília) desde 2010 e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas em Educação (GIPPED - IFRJ/Pinheiral). É coordenadora do NUGEDS - IFRJ/Pinheiral desde julho de 2021 e membro do NEABI - IFRJ/Pinheiral.

Débora Augusto Franco, UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Veloso Garcia, A., & Augusto Franco, D. (2023). Educação em Direitos Humanos a partir do contexto da Améfrica Ladina: devemos queimar as estátuas dos filósofos do cânone?. Revista De Ciências Sociais, 54(2), 61–104. https://doi.org/10.36517/rcs.54.2.d03

Edição

Seção

Dossiê Políticas Públicas para a Reconstrução