A Dialética do Desejo e o Conflito no Republicanismo de Maquiavel
Palavras-chave:
Maquiavel, Lefort, Poder, RepúblicaResumo
Em Maquiavel, há uma oposição irreconciliável identificada pelo desejo dos grandes de comandar e oprimir e o desejo do povo refratário à dominação. Tendo como referência analítica a dialética do desejo explorada por Lefort nos Discorsi , o artigo demonstra que o sonho iluminista de uma sociedade reconciliada, isenta de confl ito, signifi caria, para Maquiavel, a eliminação da liberdade e do jogo das forças sociais da sociedade política.
Referências
LEFORT, Claude (1986). Le travail de l’oeuvre Machiavel . Paris: Gallimard.
LEFORT, Claude (1980). “Préface”, em MACHIAVEL, Nicolas. Discours sur la première décade de Tite-Live . Traduit de l’Italien par Toussaint Guiraudet. Paris: Bibliothèque Berger-Levrant, Collection Strat égies.
LEFORT, Claude (1999). Desa fi os da escrita política. São Paulo: Dis- curso Editorial.
LEFORT, Claude (1986). Essais sur le politique . Paris: Éditions du Seuil.
MACHIAVEL (1952). Oeuvres complètes . Paris: Gallimard.
MAQUIAVEL (2000). Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio . Editora da Universidade de Brasília, 4ª edição.
MAQUIAVEL, Nicolau (2010). O Príncipe . São Paulo: Companhia das Letras / Penguin Companhia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).