Andread Jó e a Nova Produção Independente em Fortaleza/CE: reflexões sobre a indústria fonográfica em tempos de ciberespaço
Palavras-chave:
Nova Produção Independente – NPI, Ciberespaço, Redes, Reggae, Andread JóResumo
Este trabalho discute a atual – e constante – reestruturação dos mercados musicais analisando, especialmente, o impacto causado pela revolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o advento da Cibercultura, entendida como novo modo de reprodutibilidade dos bens culturais. Argumenta-se que a desmaterialização da música, unida ao processo de difusão em rede (via Internet), suscitaram novos hábitos de produção, circulação e consumo no negócio da música. O objeto desta pesquisa recai sobre o estudo de caso realizado com Andread Jó, reggeiro autônomo da cidade de Fortaleza-CE. Conclui-se que, se por um lado deve-se analisar o mercado musical de forma ‘dual’ (indies e majors), por outro, percebe-se que ‘dentro’ do mainstream busca-se adotar as estratégias que ‘de fora’ surtiram efeito de diferencial estratégico, entre elas, a comercialização da música via streaming e a utilização de outros serviços de música online. Sociologicamente as estruturas do mercado se dinamizam e, relacionalmente, atores sociais distintos se conectam numa rede dinâmica, plural e aberta de possibilidades de negócios no campo da chamada “música independente”. O resultado pode ser expresso em maior possibilidade de acesso ao mercado de bens culturais, tanto por parte dos músicos, quanto pelos ouvintes.
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