Andread Jó e a Nova Produção Independente em Fortaleza/CE: reflexões sobre a indústria fonográfica em tempos de ciberespaço

Autores

  • Tássio Ricelly Pinto de Farias Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP
  • Jean Henrique Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Palavras-chave:

Nova Produção Independente – NPI, Ciberespaço, Redes, Reggae, Andread Jó

Resumo

Este trabalho discute a atual – e constante – reestruturação dos mercados musicais analisando, especialmente, o impacto causado pela revolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o advento da Cibercultura, entendida como novo modo de reprodutibilidade dos bens culturais. Argumenta-se que a desmaterialização da música, unida ao processo de difusão em rede (via Internet), suscitaram novos hábitos de produção, circulação e consumo no negócio da música. O objeto desta pesquisa recai sobre o estudo de caso realizado com Andread Jóreggeiro autônomo da cidade de Fortaleza-CE. Conclui-se que, se por um lado deve-se analisar o mercado musical de forma ‘dual’ (indiesmajors), por outro, percebe-se que ‘dentro’ do mainstream busca-se adotar as estratégias que ‘de fora’ surtiram efeito de diferencial estratégico, entre elas, a comercialização da música via streaming e a utilização de outros serviços de música online. Sociologicamente as estruturas do mercado se dinamizam e, relacionalmente, atores sociais distintos se conectam numa rede dinâmica, plural e aberta de possibilidades de negócios no campo da chamada “música independente”. O resultado pode ser expresso em maior possibilidade de acesso ao mercado de bens culturais, tanto por parte dos músicos, quanto pelos ouvintes.

Biografia do Autor

Tássio Ricelly Pinto de Farias, Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP

Mestrando em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Professor da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP

Jean Henrique Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Professor da '

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Publicado

2016-04-19

Como Citar

de Farias, T. R. P., & Costa, J. H. (2016). Andread Jó e a Nova Produção Independente em Fortaleza/CE: reflexões sobre a indústria fonográfica em tempos de ciberespaço. Revista De Ciências Sociais, 46(2), 225–263. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2925