PARTICIPAÇÃO PÚBLICA E CONTROLE DA POLUIÇÃO: A AMBIENTALIZAÇÃO DOS CONFLITOS SOCIAIS
Resumo
O artigo examina o tema dos conflitos sociais e das formas de organização em torno do meio ambiente. Partindo da perspectiva da transformação dessa temática questão pública, verifica a operacionalidade de políticas que envolvem novas formas de produzir e gerir o meio ambiente. Além das políticas ecológicas estatais, destaca-se também a interiorização, no comportamento pessoas, de práticas e normas de conduta relativamente a esse novo domínio do "meio ambiente". Aborda disputas entre diferentes experts (engenheiros, químicos, advogados, médicos, biólogos, cientistas sociais, etc.), e entre estes experts e leigos. Entre as populações "pobres" e "vulneráveis", emergem também apropriações criativas e formas de associatividade em torno das questões sócio-ambientaisDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).