UM GRAMSCI PARA O SÉCULO XXI
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir, com Gramsci e a partir de suas contribuições teóricas nos escritos do cárcere, sobre três grandes temáticas: 1) as bases de uma concepção crítica da política e do Estado modernos; 2) a problemática da ampliação do Estado e da fórmula de hegemonia civil, assim como os novos elementos da ciência política que trazem consigo e, 3) as peculiaridades da complexa noção de sociedade civil e de sociedade auto-regulada.
Referências
Buci-Gluksmann, Christine (1980). Gramsci e o Estado: por uma teoria materialista da filosofia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Dagnino, Evelina (2002). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. Campinas-São Paulo: Editora da Universidade de Campinas e Paz e Terra.
Demo, Pedro (2001). Pobreza política. 6ª edição. Campinas-São Paulo: autores associados.
Durkheim, Émile (1983). Lições de sociologia: a Moral, o Direito e o Estado. São Paulo: T. A Queiroz; Editora da Universidade de São Paulo.
Gramsci, Antônio (2000). Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, volumes I, Il, III, IV, V e VI.
Gruppi, Luciano (1978). O Conceito de Hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Graal.
Hirsch, Joaquim (998). Globalización, capital y Estado. México, D.F.: ed. Universidad Autônoma Metropolitana-Xochimilco.
Holloway, John (2003). Mudar o mundo sem tomar o poder. Brasil, ed. Viramundo.
Laclau, Ernesto e Chantal Mouffe (}985). Hegemonia y estrategia socialista. México: Ed. Fendo de Cultura Económica.
Lenin (1917a). As tarefas do proletariado na presente revolução (Teses de Abl1D. Abril, 1917. Várias edições.
Lenin (1917 b). Estado e revolução. Várias edições.
Machiocchi, Maria-antonietta (1980). A fauor de Gramsci. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Marx, Karl (1846). A ideologia alemã. Biblioteca Electrônica, Brasil, 2004.
Marx, Karl (1849). As lutas de classes em França. Biblioteca eletrônica, Brasil, 2004.
Marx, Karl (1852) OXVlll Brumârio de Luís Bonaparte. Biblioteca eletrônica, Brasil, 2004.
Marx, Karl (1857). 4ª edição. Elementos fundamentales para Ia Critica de Ia Economia Política. Argentina: Siglo XXI, 1973, vol.I.
Marx, Karl (1867). O capital. Crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, s/f, livro I.
Marx, Karl (1871). A guerra civil na França. Biblioteca Eletrônica, Brasil, 2004.
Marx, Karl (1875). Glossas marginais ao Programa do
Partido Operário Alemão. Versão Biblioteca Eletrônica,
Brasil, 2004.
Oliver Costilla, Lucio (2003). "A morte do trabalho ou o desencanto ela intelligentsia", em Revista de Ciências Sociais, vol. 34, nº 1, Universidade Federal do Ceará, Brasil.
Semeraro, Giovanni (1999). Cramsci e a sociedade civil. 2ª edição. Petrópolis-Rio de Janeiro: Vozes.
Teixeira, Francisco José (2004). Economia e luta de classes no capitalismo regulado, Tese de doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-Brasil. (Digitada)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).