OPACIDADE (OU VITALIDADE) DAS CLASSES SOCIAIS?
Resumo
O artigo examina o potencial analítico da noção de classes sociais, tendo como referência a reflexão baseada em algumas obras recentes sobre o tema. No livro republicado de Sedi Hirano sobre castas, estamentos e classes sociais, são destacados elementos teóricos e metodológicos que se sobressaem nas obras de Max Weber e Karl Marx. Este diferencia-se de Weber, ao conceber as classes no âmbito do lugar ocupado no mundo da produção, estando o primeiro mais voltado para a posse de bens e oportunidades reguladas pelo mercado. No livro de Klauss Eder é destacado o elemento cultural, capaz de conferir teor analítico às classes sociais permeadas por conflitos e movimentos não-redutíveis ao plano estrutural. O livro de José Alcides Santos analisa a presença das classes na sociedade brasileira, articulando sua reflexão teórica com a construção de uma tipologia baseada em dados empíricos. Os estudos dos autores, por via distintas, comprovam que, ao invés do fim das sociedades de classes, observa-se o aumento de uma complexidade que é típica da sociedade contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).