TAL PAI, TAL FILHO? ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE O LEGADO DE DURKHEIM NA ANTROPOLOGIA DE RADCLlFFE-BROWN E MARCEL MAUSS

Autores

  • Bernadete Beserra Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Diferentemente das genealogias de parentesco, as genealogias científicas são mais difíceis de construir porque a evolução da ciência não é tão linear quanto a das relações de parentesco parece ser. Filhas de diferentes tradições filosóficas, as Ciências Sociais produziram, simultaneamente, diversos paradigmas. Estes, tanto são resultantes das várias tradições filosóficas, como da especificidade dos problemas filosóficos, políticos e culturais com os quais cada tradição teve que lidar. O objetivo deste artigo é, levando em consideração tais aspectos, comparar os usos que Radcliffe-Brown e Marcel Mauss fizeram da influência recebida de Durkheim, especialmente no que se refere ao método científico e ao lugar da Antropologia no mundo da ciência.

Biografia do Autor

Bernadete Beserra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 

Referências

ARON, Raymond (1995). As etapas do pensamento sociológico.São Paulo: Martins Fontes.

BARRETO, A. e MORElRA, R. (org.) (1996). Coisas Imperfeitas. Fortaleza: Edições UFC.

DA MAlTA, Roberto (1994). "Some Biased Remarks on Interpretivisrn: a view from Brazil", in Robert BOROFSKY, Assessing Cultural Anthropology. New York: McGraw-Hill, Inc.

DURKHElM, E. (1951). Suicide. New York: The Free Press.

______ (1976). As regras do método sociológico. São Paulo: Cia Editora Nacional.

EVANS-PRITCHARD, E.E. (1964). Social Anthropology and Other Essays. New York: The Free Press of Glencoe.

KUHN, T. (1970). The Structure of Scientific Revolutions. London: The University of Chicago Press.

KUPER, Adam (org) (1977). The Social Anthropology of Radcliffe-Brown. London: Henley and Boston: Routledge & Kegan Paul.

LÉVI-STRAUSS, C. (1976). "O Campo da Antropologia" in Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro

LUKES, S. (1968). "Marcel Mauss", in SILLS, David (org.). lnternational Encyclopedia of the Social Sciences. USA: The Macmillan Company and Free Press.

LOWIE, R. (1937). The History of Ethnological Theory. New York: Holt, Rinehart and Winston.

MARTINEAU, Harriet (1896). The Positive Philosophy of Auguste Comte. London: George Bell & Sons.

MARX, Karl (1977). Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes Editora.

MAUSS, Marcel (1974) . Sociologia e Antropologia. (Vol. I e II). São Paulo: EDUSP.

MERCIER, Paul (1974). História da Antropologia. Rio de Janeiro: Eldorado.

PARSONS, T (1968). ''Émile Durkheim", in SILLS. David (org.). International Encyclopedia of the Social Sciences: USA: The Macmillan Company and Free Press.

PO PPER, Karl (1975). Lógica da pesquisa cientifica. São Paulo: Cultrix.

RADCUFFE-BROWN, A. R. (1958). Method in Social Anthropology. Chicago: University of Chicago Press

THOMPSON, K. (1975). Auguste Comte: The Foundation of Sociology. New York: John Wiley & Son

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Beserra, B. (2018). TAL PAI, TAL FILHO? ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE O LEGADO DE DURKHEIM NA ANTROPOLOGIA DE RADCLlFFE-BROWN E MARCEL MAUSS. Revista De Ciências Sociais, 34(2), 64–78. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33925