PRÁTICA E DISCURSO NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL
Resumo
O artigo discute o modo como é transmitido o conhecimento no Brasil, considerando suas omissões e consequente papel que este desempenha na legitimação da ordem social. Considera-se que o sistema educacional instaurado no Brasil, desde os seus primórdios, não obstante as reformas instituídas, revela a defasagem entre a sociedade oficial e as práticas dos agentes políticos. Observa-se, nesse sentido, uma discrepância entre fatos e interpretações da historiografia, em livros escolares, que omitem movimentos populares e enfatizam a ação repressora e "pacificadora" do Estado.Referências
BALANDIER, G. Sens et puissance, Paris, Puf, 1971.
BARREIRA, I. O reverso das vitrines, Rio de janeiro, Rio Fundo Editora, 1992.
CASTORIADIS, C. L'institution imaainaire de la société, Paris, Seuil, 1975.
CHAUÍ, M., Conformismo e resistência, São Paulo, Brasiliense, 1986.
DAMATTA, R., Carnavais. malandros e heróis. Rio de janeiro, Zahar Editores, 1978.
FERNANDES, F Educação e sociedade no Brasil. São Paulo, Dominus Editora, 1966.
FERNANDES, F A revolução burguesa no Brasil. Rio de janeiro, Zahar Editores, 1981.
GERMANO J. W. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985), São Paulo, Cortez Editora, 2000.
LUCCI, E. A., História do Brasil- o Império, a República e o Brasil contemporâneo. São Paulo, Saraiva, 1991.
MONTEIRO, H. de M., História Geral do Brasil, Rio de janeiro, Editora Campus, 1997.
MAURO, F. Histoire du BrésiJ, Paris, Chandeigne, 1995.
PEREIRA, Martins L. Brasil. país do futuro? Estudo antropológico do imaginário coletivo através de uma eleição presidencial, tese, 2000.
ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil, São Paulo, Editora Vozes, 1988.
SODRÉ, N.W., Formação Histórica do Brasil, Rj, Bertrand Brasil, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).