MATADORES DE GENTE: TRAJETÓRIA DA PISTOLAGEM
Resumo
Este artigo apresenta a trajetória de uma pesquisa de campo sobre a prática da pistolagem na Região
Jaguaribana, localizada no sertão do Estado do Ceará. O processo histórico cearense é apresentado como pano de fundo, destacando atores que se movem num cenário repleto de representações sócias, gramáticas
discursivas, perfazendo assim, a cartografia dos tipos de pistolagem e pistoleiros encontrados na atividade
investigativa da elaboração etnográfica.
Referências
BALANDIER, Georges. A Desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas, São Paulo: Perspectiva, 1982.
GEERTZ, Clifford. Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989.
LISPECTOR, Clarice. Entrevista Jornal do Brasil, 13 de Maio, 1972.
MACEDO, Joaryvar. Império do Bacamarte, (uma abordagem sobre o coronelismo no Cariri Cearense), Fortaleza: Casa José de Alencar, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).