BABEL-CONTOS: LITERATURA ORAL E MUNDIALIZAÇÃO
Resumo
O artigo, tomando como referência as reflexões de Paul Zumthor, baseadas no mito da Torre de Babel, situa-se na micro-história de uma renovação do conto, da qual a autora participa desde os anos 80, e na perspectiva de uma antropologia aplicada. Tem como pressuposto a idéia de que o conto é operador de circulação entre as culturas; entre o profano e o sagrado, entre as gerações, as línguas, os sexos, sendo, portanto, expressão de mestiçagens. A autora parte das noções de terra e território para mostrar alguns traços significativos das transformações da tradição, verificando tensões e paradoxos políticos e culturais.
Referências
AARNE, Antti & THOMPSON, Stith. (961), The Type of lhe folktale, Second revision. Helsinki: FF Communications, 184.
APPADURAI, Arjun. (2001), Aprês le colonialisme. Les consequences culturelles de la globalization, traduction de l'anglais par F. Bouillot (Modernity at Large Cultural Dimensions of Globalization). Paris: Payot.
BASTIDE, Roger. (1977), “Opinions sur le folklore”, in Bastidiana. Études sur le folklore et les traditions populaires, 19-20: 35-39.
BIEBUYCK, Brunhilde. (2000), “Du folklore au cyberlore”, Cahiers de Littérature Orale, 47: 43-94.
BOUCHOR, Maurice. 0947, 15ª. édition), Contes. Paris: Armand Colin, 3 vol.
BOLLÈME, Genevíève. (1986), Le peuple par écrit. Paris: Seuil.
GLISSANT, Edouard. (1996), Introduction à une poétique du divers. Paris: Gallimard.
HINDENOCH, Michel. (1998), Conter. Un art? Paris: Loupiote.
HOBSBAWM, Eric. (999), Les enjeux du XXI siêcle. Entretiens avec Antonio Polito. Paris: Éditions
Complexes.
MAALOUF, Amin. (11998), Les identités mertriêres. Paris: Grasset.
THOMPSON, Stith. 0955-58, 6 vol.), Motif-lndex of folk-literature, a classification of narrative elements in folktales, ballades, myths, fables, medieval romances, exempla, fabliaux, fest-books and local legends. Copenhagen: Rosenkilde and Bagger.
ZUMTHOR, Paul. (1987), La lettre et lavoix. Paris: Seuil.
ZUMTHOR, Paul. (1997), BabeI ou l'inachèvement. Paris: Seuil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).