A MODELAGEM SOCIOCULTURAL NA EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES (NOTAS PARA UMA SOCIOLOGIA DAS EMOÇÕES)
Resumo
Desde os pioneiros trabalhos de observação sobre a variação cultural na expressão das emoções realizados por Charles DARWIN e da interpretação comparatista por ele proposta [The Expression of the Emotions in Man and Animais. New York: D. Appleton & Co., 1873], que os cientistas sociais têm dedicado ao tema uma atenção desigual. Já antes dele, GOETHE, em seu célebre estudo sobre as cores, atribuía a estas um efeito afetivo ou emocional sobre nós [The Theory of Colours. London: John Murry, 1840]. Mais recentemente, sob o influxo, dentre outros fatores, da Psicanálise, da Antropologia simbólica e da Psicologia Social, bem como da revalorização do aspecto de subjetivação no comportamento social, abre-se para a Sociologia um campo novo de pesquisa com a temática das emoções, inclusive como categoria cognitiva crucial na construção social do sentido. Nesta comunicação, pretendo refletir sobre o alcance teórico dessa problemática, examinando alguns casos ilustrativos.
Referências
ABBAGNANO, Nicola: 1998 Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes.
DORSCH, Dr. Friedrich et Al.: 2001 Dicionário de Psicologia. Petrópolis: Vozes.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS: 1986 Dicionário de Ciências Sociais [Unesco].
Rio de Janeiro: Editora da FGY.
LALANDE, André: 1956 Vocabulaire Technique et Critique de la Philosophie. Paris: PUF.
LAPLANCHE e PONTALIS: 1995 Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.
THEODORSON, George A. and Achilles G.: 1970 A Modern Dictionary of Sociology.
London: Methuen.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).