TRANSCULTURAÇÃO, MESTIÇAGEM E SINGULARIDADE
Resumo
Este artigo trata de diferentes possibilidades conceituais para se analisar o fenômeno do encontro entre culturas. Ressalta a importância da mestiçagem como expressão de processos sociais que escapam de atribuições ontológicas ou essencialistas. A noção de mestiçagem indica, nesse sentido, uma terceira via interpretativa para se pensar fenômenos como a dança, a música, o cinema, etc. A construção dessa terceira via representa, assim, uma rejeição da idéia de polarização entre uniformização e diferenciação radical.
Referências
Adorno, Theodor W. (1985). Philosophie de la nouvelle musique (tr. H. Hildendrand et A. Lindenberg), Paris, Gallimard, coll. "TEL".
Acosta, Leonardo (1992). "Flûtes, guitares et tambours: l'orchestration des métissages" in Notre Amérique métisse, Paris, La Découverte.
Barthes, Roland (1984). L'empire des signes, Paris, Flammarion, call. "Champs".
Barthes, Rémi (1999). Europe, la voie Romaine, Paris, Gallimard, Folio/Essais.
Briceno Guerrero, J. M. (1994). Discours sauvage (tr. N. Lherrnillier), La Tour d'Aigues, Éd. De l'aube,
Caune, Jean (1999). Pourune éthique de la médiation. Le sens des pratiques culturelles, Grenoble, Presses universitaires de Grenoble.
Deleuze, Gilles (1973). Logique du sens, Paris, U.G.E., coll. "10/18".
Deleuze, Gilles et Guattari, Félix (1997). Mille plateaux, Paris, Éd. De Minuit.
Deleuze, Gilles et Parnet, Claire (1996). Dialogues, Paris, Flammarion, coll. "Charnps".
Laplantine, François et Nouss, Alexis (2001).
Métissages. De Arcimboldo à Zombi, Paris, Pauvert. Lévinas, Emmanuel (1990). Totalité et infini, Paris, Le livre de poche, coll. "Biblio/essais".
Lévines, Emmanuel (1984). Éthique et infini, Paris, Le livre de poche, coll. "Biblio/essais".
Morin, Edgar (1990). Penser l'Europe, Paris, Gallimard, coll. "Folio/Actuel".
Pamuk, Orhan (1997). Le livre no ir (tr. M. Andac), Paris, Gallimard, coll. "Folio".
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).