ARQUITETOS DO IMAGINÁRIO AMAZÔNICO: A CIDADE SOB O OLHAR DE TRÊS ARTISTAS PLÁSTICOS
Resumo
Este texto apresenta a cidade de Belém do Pará sob a interpretação visual de três artistas plásticos contemporâneos. Aborda os aspectos da identidade cultural relativos à produção artística que, estando inserida no processo da globalização, relaciona-se com o que vem de fora, conseguindo ao mesmo tempo manter as referências locais e ultrapassar as fronteiras territoriais.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,1998.
BOURDIEU, Pierre. OPoderSimbó/ico. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1999.
DO GLOBAL AO PARTICULAR, AS BANDEIRAS DE EMMANUEL NASSAR. Mão Livre, Belém, nº 009, ano III, outubro, 1998.
DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes,1997.
ENTRE A VIGÍLIA E O SONHO. Apresentação: Francisco Paulo Mendes. Museu do Estado do Pará. Belém, 1997.
FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1993.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Ed, 1997.
IANNI, Octavio. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
MENDONÇA, Casimiro Xavier de. Rumo do Norte: No Rio as imagens de um artista do Pará. Veja, 8 de fevereiro de 1984.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou O Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva,1990.
REALE, Berna. Memorial da Instalação Anseios. Belém: impresso digitado, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).