IMAGEM DA CIDADE OU IMAGINÁRIO SÓCIO-ESPACIAL? REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO, POLÍTICA E CULTURA, A PROPÓSITO DA PRAIA DE IRACEMA

Autores

  • Linda M. P. Gondim Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Neste trabalho, discute-se a questão da imagem da cidade, presente nas estratégias de "place-marketing" e
nas críticas ao caráter mistificador das mesmas, no contexto das transformações ocorridas na Praia de Iracema, relacionadas à constução do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Considera-se que é necessário reconhecer que a imagem, tanto quanto o mito, tem uma função integradora, pois possibilita o convívio de visões e interesses contraditórios. É necessário, também, reconhecer a importância do espaço como elemento produtor de sociabilidade, integrando-o na análise da cultura urbana, por meio da utilização do conceito de "imaginário sócio-espacial da cidade". Na discussão dessas questões, o recurso à literatura se mostra profícuo, como indica o paralelo feito entre a ocupação da Praia de Iracema, e a saga da personagem principal do romance homônimo de José de Alencar.

Biografia do Autor

Linda M. P. Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Planejamento Urbano e Regional; professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ALE CAR, José. Iracema; lenda do Ceará. Fortaleza: Edições Alagadiço Novo, 1983.

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1987 (Os Pensadores).

ARANTES, Otilia. O lugar da arquitetura depois dos modernos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

BARTHES, Roland. Semiologie et Urbanisme. L'Architecture d'Aujourd-Hui, n2• 153, dez. 1970/ Jan. 1971, p. 11-13.

BENJAMIN. Walter. A paris do Segundo Império em Baudelaire. In: KOTHE, Flávio R. Walter Benjamim. São Paulo: Ática, 1991, p.44-122.

BOMFIM, Zulmira A. C, DOMÍCIO, Aline M. B., TERCEIRO, Ana Paula. O conhecimento coletivo do cotidiano da cidade de Fortaleza. Trabalho apresentado no Congresso Interamericano de Psicologia, São Paulo, 1997.

BOTELHO, Demartone C. Ajuste fiscal e reforma do Estado: o caso do Estado do Ceará, 1987 a 1991.Fortaleza: CAEN-UFC, 1994 (Dissertação de Mestrado em Economia).

BROWN, Richard. Social planning as symbolic practice. International Journal of Sociology and Social Policy, Vol.2, n21,1987, p.13-37.

CABRAL, Germana. Fortaleza cresce e aparece. O Povo, Fortaleza, p. 24a, 6 de março de 1994.

CÂNDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.

CASTRO, Liberal de. Cartografia urbana fortalezense na colônia e no império e outros comentários. In: PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA. A administração Lucio Alcâruara, marco 1979/maio 1982. Fortaleza, 1982, p. 50-81.

COSTA, Frederico Lustosa. O último espetáculo eleitoral: a campanha municipal de 1992 em Fortaleza. Mimeo, 1993.

DURAND, Gilbert. Estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

EDELMAN, Murray. Space and social order. Journal of archictectural Education, 32: 2-7, novo 1978.

ESTADO DO CEARÁ. SECRETARIA DA CULTURA E DESPORTO (SECULT). Plano de Desenvolvimento CulturaI.1995/1996. Fortaleza,1985.

__ . Relatório técnico justificativo da inserção do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no PRODETUR!CE. Fortaleza, 1996.

FALCÃO, Márlio F. P. Fortaleza em preto e branco. Fortaleza, IPLANCE, 1996.

FERRARA, Lucrecia D'Alessio. Olhar periférico. São Paulo: EDUSP, 1993.

FERREIRA, Assuéro. O crescimento recente da economia cearense. Revista econômica do Nordeste, 26 (abr./jun): 157-180, 1995.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara,1989.

GIDDENS, Anthony. A contemporany critique of historical materialism. Berkeley, Berkeley University Press,1981. Cap. 1. The time-space constitution of social systens, p. 26-48.

GOLD, John R. & WARD, Stephen (Ed.). Place promotion. the use of publicity and marketing to sell towns and regions. Chichester: John Wiley & Sons, 1994.

GONDIM, Linda M. P. Clientelismo e modernidade nas políticas públicas. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1998.

GIRÃO, Raimundo. Geografia Estética de Fortaleza. Fortaleza, Casa de José de Alencar/Programa Editorial, 1997.

HILLIER, Bill, HANSON, Julienne. The social Logic of space. Cambridge, Cambridge University Press,1984.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. VaI. 14, no. 2 (Regiões Metropolitanas). Rio de Janeiro, 1990.

JUCÁ, Gisafran Nazareno M. Versoe reverso do perfil urbano do Recife e de Fortaleza. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, Departamento de História, 1993.

LEITÃO, Claudia. Por uma ética da estética. Fortaleza, UECE 1 Fundação Demócrito Rocha,1997.

LEFEVBRE, Henri. El derecho a la ciudad. Barcelona, Peninsular, 1978.

LINHARES, Paulo. Cidade de água e sal. Fortaleza: Fundação Demócrito da Rocha, 1992.

LYNCH, Kevin. The image of the city. Cambridge: The MIT Press, 1960.

MANDELBAUM, Seymow et al. (Orgs). Explorations in planning theory. New Brunswick, Center for Urban Polícy Research,1996.

MARTIN, Isabela. Os empresários no poder: o projeto político do CIC 0978-1986). Fortaleza Secretaria de Cultura e Desporto do Ceará, 1993.

MENEZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. O imaginário Popular do Sertão: rumos para uma pesquisa em antropologia histórica. Revista de Ciências Sociais, Vols.23/24, n. 1/2, p. 149-212, 1992/1993.

MONTENEGRO, Braga. Iracema - um século. In: ALENCAR, José. Iracema; lenda do Ceará. Fortaleza: Edições Alagadiço Novo, 1983, p. 17-43.

MOREL, Edgar. Vendaval da liberdade; a luta do povo pela abolição. 3. ed. São Paulo: Global, 1988.

PESSOA, Ana. A nova paixão. Veja, mar:62-63, 1998.

PLANEFOR. Plano Estratégico de Fortaleza - diagnóstico. Fortaleza,1998, mímeo.

PONTE, Sebastião Rogério da. Fortaleza Belle Époque, reformas urbanas e controle social. Fortaleza, Fundação Demócrito Rocha, 1993.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Fortaleza, 1991, mimeo.

REBOUÇAS, Osmundo et al. Gestão compartilhada: o pacto do Ceará. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

RIBEIRO, Ana Clara T. & SÁNCHES, Fernanda. "City marketing”: a nova face da gestão da cidade no final de século. Trabalho apresentado no XIX Encontro Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Caxambu-MG, outubro, 1995.

ROCHA JR., Antonio M. O mar e a expansão de Fortaleza. Monografia submetida ao Curso de Especialização em Arquitetura/Instrumentação Crítica da UFC, Fortaleza, 1984.

SANCHES, Neuza. O jabá tucano. Veja (maio): 90-91, 1994.

SCHWARTZMAN, Simon. Bases do autoritarismo brasileiro. Rio de Janeiro: Campus, 1982.

SOJA, Edward. Postmodern Geographies. Londres: Verso,1990.

STRAUSS, Anselm L. Images of the American City. New York: The Free Press of Glencoe, 1961.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Gondim, L. M. P. (2018). IMAGEM DA CIDADE OU IMAGINÁRIO SÓCIO-ESPACIAL? REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO, POLÍTICA E CULTURA, A PROPÓSITO DA PRAIA DE IRACEMA. Revista De Ciências Sociais, 32(1/2), 7–21. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39775