"HERÓIS" OU "BANDIDOS"? MILITANTES DE ESQUERDA NOS CÁRCERES POLÍTICOS (1964 -1979)
Resumo
Tem este estudo o objetivo de analisar o papel do herói no período correspondente às décadas de 60 e 70, no Brasil autoritário. O herói na política incorpora infindáveis códigos de honra fundados em atos de coragem e, principalmente, na lei do silêncio. Em se tratando de um período marcado pela forte repressão política, as qualidades pessoais dos heróis podem ser avivadas em imediata contraposição ao bandido (delator) que, rompendo os códigos de honra, põe em risco os sonhos coletivos dos agrupamentos de esquerda.
Referências
ALVES ,Márcio Moreira. 68 mudou o mundo – a explosão dos sonhos libertários e a guinada conservadora num ano que valeu por décadas, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo, In. Obras
escolhidas III, São Paulo: Brasiliense, 1994d.
DOSSIÊ dos mortos e desaparecidos políticos a partir de 1964. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 1995.
GOFFMAN, Erving. Estigma - notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio
de Janeiro: Guanabara, 1988.
MARIGHELLA, Carlos. Por que resisti à prisão. São Paulo: Brasiliense; Salvador: EDUFBA: OLODUM, 1995.
MÉNARD, René, Mitologia greco - romana. São Paulo: Opus 1991.
PIETROCOLA, Luci Gati. Anos 60/70 : O viver entre parêntese – perseguição política aos revolucionários e suas famílias, Tese de Doutorado, Defendida na USP em 25.05.95.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio, In. Estudos históricos nº 3 - Memória. São Paulo: Edições Vértice, 1989.
SADER, Emir. O anjo torto-esquerda (e Direita) no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1995.
VASCONCELOS, José Gerardo, Totalitarismo e anistia: o pecado e o perdão na esfera da política, Tese de Mestrado, defendida no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia
da UFC em 22 de setembro de 1993
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).