A PUBLICIDADE-ESPELHO INDAGA E RESPONDE: QUEM SOMOS NÓS BRASILEIROS?

Autores

  • Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho Universidade Federal do Ceará

Resumo

A "brasilidade", neologismo que aponta para a essência condensada de todos os signos e amálgamas simbólicos que permitem o reconhecimento "do que é ser brasileiro", resulta de uma construção de sentidos
sedimentados ao longo da nossa história em diferentes discursos fundadores. Neste texto pretende-se analisar os processos de atualização de alguns discursos fundadores traduzidos para a estética publicitária
aúdiovisual. A escolha da matriz discursiva publicitária não é casual. Ao contrário, apóiase na constatação de sua centralidade na cultura brasileira contemporãnea. Tomo para análise alguns filmes publicitários que
tematizam o Brasil e os brasileiros veiculados na TV em dois momentosdistintos: 1994, ano de Copa (subtende-se "de futebol") e 1999, que marca as celebrações midiáticas dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Os filmes analisados são exemplares de três categorias: publicidade comercial; publicidade institucional e publicidade político-partidária.

Biografia do Autor

Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia, profa. do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Carvalho, R. V. A. de. (2019). A PUBLICIDADE-ESPELHO INDAGA E RESPONDE: QUEM SOMOS NÓS BRASILEIROS?. Revista De Ciências Sociais, 31(1), 18–35. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40821