DISCURSOS INFANTIS NO DOMÍNIO PÚBLICO

Autores

  • Inês Sílvia Vitorino Sampaio Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Resumo

O artigo reúne algumas das reflexões da nossa pesquisa de doutoramento acerca da participação da mídia televisiva na tematização pública das relações críança-adetto. A partir de um estudo comparativo dos comerciais televisivos brasileiros e alemães, efetua-se uma análise dos discursos infantis no cenário público. Problernatizam-se as tendências contemporãneas de mudança nas concepções de autonomia e identidades infantis, nas relações hierárquicas entre crianças e adultos, etc, em termos de suas peculiaridades nacionais e em seus contomos mais globais. A discussão desses aspectos, especialmente do
discurso infantil, é desenvolvida a partir da apropriação crítica da tese de J.Meyrowitz, segundo a qual as mídias eletrônicas estão por trás da alteração das zonas de fronteiras entre grupos sociais tradicionalmente separados pelas mídias impressas (ex. crianças/adultos).

Biografia do Autor

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); professora Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e
professora Visitante na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Sampaio, I. S. V. (2019). DISCURSOS INFANTIS NO DOMÍNIO PÚBLICO. Revista De Ciências Sociais, 31(1), 60–77. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40822