TRABALHO SOCIALMENTE QUALIFICADO, PRODUÇÃO DE , VALOR, INDUSTRIA CULTURAL E PARADIGMA DA LINGUAGEM: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ECONOMIA, CULTURA E INDIVIDUALIDADE
Resumo
Este trabalho revisita a teoria marxianado valor com vistas ao entendimento da produção de valor no capitalismo contemporãneo, ressaltando, para isso, a importância do trabalho socialmente qualificado e da propaganda. Relacionam essas novas formas de produção de valor com a indústria cultural, investigando as
razões que determinam a hegemonia das produções e significados culturais estadunidenses e europeus em relação àqueles dos espaços sociais periféricos. Analisam-se os motivos que impelem à legitimação de determinados perfis subjetivos demandados dos indivíduos de acordo com a situação objetiva que ocupam na estrutura social. Conclui-se que a hegemonia cultural dos países centrais e os modelos de subjetividade legitimados universalmente estão relacionados à nova forma de agregação de valor pelo trabalho socialmente mais qualificado, o que implica a rejeição da tese da superação do paradigma do trabalho pelo
paradigma da linguagem.
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