A COLONIZAÇÃO DO BRASIL: MARCAS DE DOR E RESISTÊNCIA
Resumo
Texto exposto na Mesa Redonda: «Histoire et identité - le Brésil comme société hyper complexe. Violence des rapports sociaux et cordialités des relations bumeines», por ocasião das comemorações em homenagem ao Brasil, em abril de 2000, na Université Lumiére Lyon 11,França. O texto aborda, de modo sucinto, as manifestações ocorridas na poética, na ciência e na política, que puderam expressar a tensão entre a dor e a resistência no processo de transformação da colônia portuguesa em nação brasileira. Apresentado para uma platéia européia, composta sobretudo de franceses e portugueses, acabou gerando
um acalorado debate - (agressivo, aliás) - sobre o colonialismo, em que, mesmo sem esse intuito, os presentes não conseguiram deixar de expressar posições de ataque e defesa. As subjetividades (de colonizadores e de colonizados?) falaram mais alto do que se poderia esperar. Ou talvez não.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).