INVENTANDO O BRASIL ... UMA VISÃO HISTORIOGRÁFICA
Resumo
Este artigo procura analisar o nascimento da historiografia do Brasil, suas implicações na legitimação do Estado Nacional e suas referências à formação da população brasileira. Observa-se que os principais temas
e abordagens que perpassam a produção historiográfica herdeira do IHGB, inclusive as mais atuais, retomam o texto inicial de Carl. F. Von Martius, "Como se deve escrever a História do Brasil", escrito em 1844. As comemorações dos "500 anos" levadas a cabo neste ano de 2000 reforçam e reproduzem
esta matriz historiográfica, merecendo uma análise crítica por parte dos historiadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).