Identidades Sob Suspeita: Imprensa e reconhecimento no Brasil
Palavras-chave:
comunidades quilombolas - direitos territoriais - medo - controle social.Resumo
O trabalho faz uma relação entre reportagens veiculadas na mídia, em 2007, acerca do pleito por direitos territoriais por parte de grupos negros a partir da identidade de “comunidades remanescentes de quilombolas” e os processos de intervenção nos procedimentos de regularização fundiária de territórios étnicos. Objetiva mostrar que a incitação do medo de um alastramento dos quilombolas, constantemente noticiada pela imprensa, provocou as condições para a instalação de novas instâncias de controle sobre os pleitos dos grupos na esfera administrativa. A coleta de dados foi realizada em jornais de circulação nacional, em procedimentos administrativos no INCRA e por meio de entrevistas com lideranças quilombolas, durante os anos de 2007 a 2009. Conclui-se que os ritos para a garantia de direitos aos quilombolas no Brasil transformaram processos de reconhecimento em casos de “segurança nacional”.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).