As Leis do Silêncio
Resumo
O artigo discute o tema da domesticidade, percebido como fenômeno social relevante no cotidiano da família brasileira. A presença expressiva de domésticas contrasta com o frágil interesse pelo assunto por parte dos cientistas sociais.O silêncio acadêmico associa-se,segundo a autora, a uma concepção historicamente construída nas ciências sociais, que influenciou os objetos de escolha, priorizando as estruturas em detrimento dos indivíduos. As domésticas "desaparecem" no rol das categorias genéricas
de subemprego, trabalho não-produtivo, setor informal, limitando a análise dessa categoria, às diferenças entre formas específicas de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).