Subjetividade, Socialização e Sexualidade Como Desafio Posto Às Ciências Sociais
reflexões feitas a partir de uma pesquisa
Resumo
Castoriadis nos lembrava que "para a psicanálise, a questão do sujeito é a questão da psique (... ) e da psique socializada (. ..) do ser humano nas suas inumeráveis singularidades e universalidades (... ) e que
a subjetividade humana (...) é uma virtualidade de todo ser humano, certamente não uma fatalidade." Michelle PERROT falou das mulheres e dos silêncios da História. Porque tanto na Ação Católica e na Teologia da Libertação como nas Ciências Sociais, encontramos correntemente silêncios ou não-ditos sobre a sexualidade, sobre a diferença sexual, sobre o corpo e sobre o desejo, dimensões tão fundamentais da vida humana? Este artigo é uma reflexão indagadora sobre tais questões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).