Trabalho e subordinação no sertão cearense
Resumo
Este trabalho se refere a trabalhadores rurais de uma área do sertão cearense classificada pelos órgãos de Planejamento Regional como sertões de Quixeramobim que inclui os municípios de Quixadá, Itatira, Boa Viagem e Quixeramobim. Caracteriza-se a área, em termos de atividade produtiva pelo que tem sido designado na bibliografia regional como "binômio gado-algodão". Trataremos dos trabalhadores rurais enquanto inseridos nas situações de pequenos proprietários, parceiros, moradores, rendeiros e, marginalmente apenas, tocaremos na situação de parceleiros. Procuraremos em cada caso discutir a questão da autonomia e subordinação dos trabalhadores face aos grupos sociais com que se defrontam. Ao fazê-lo, consideraremos a relação de posse e uso da terra, as formas de controle de força de trabalho familiar e do produto do trabalho, os mecanismos que atuam na esfera da circulação. Foi, fundamentalmente, através de pequenos proprietários e parceiros que logramos obter as informações sobre as demais situações. Além de contatos com trabalhadores inseridos nestas duas situações tivemos acesso direto apenas a rendeiros, mesmo assim, rapidamente, e através da mediação dos mesmos pequenos proprietários e parceiros. Além dos trabalhadores rurais, entrevistamos também membros da administração municipal, um dos quais era, ao mesmo tempo, grande proprietário e maquinista (como de usina de beneficiamento de algodão) , e um técnico da agência regional da Associação Nacional de Crédito e Assistência Rural (ANCAR). As entrevistas com trabalhadores rurais foram, todavia, mais aprofundadas em virtude mesmo do fato de estarmos interessados em aspectos a eles mais diretamente relacionados...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).