As Formas de agricultura no nordeste e suas relações com o modelo econômico do pacto colonial
Resumo
Reconhecemos ser uma tentativa muito pretenciosa a de escrever sobre as formas de agricultura predominantes hoje no Nordeste brasileiro, estabelecendo algumas das suas possíveis relações com o chamado modelo econômico do pacto colonial, mesmo porque não podemos falar de uma unidade do Nordeste, como região sócio-econômica. Apesar disso, aceitamos correr este risco, partindo de que, para colaborarmos com o desenvolvimento de uma sociologia preocupada com a análise das idéias e abrirmos as nossas mentes à crítica. Tentamos, pois, neste trabalho, uma sistematização do nosso pensamento a respeito das influências do passado sobre a atual estrutura agrária nordestina. Essa idéia nos ocorreu durante o curso de mestrado em Sociologia do Desenvolvimento da UFC, que estamos concluindo. Representa, portanto, este pequeno trabalho, uma tentativa de reflexão nossa a partir de uma experiência profissional que vivemos na região, apoiando-nos teoricamente no pensamento de alguns autores discutidos durante o curso...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).