Apontamentos críticos sobre os estudos de fertilidade

Autores

  • Neide L. Patarra Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Coleta F. A. de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este trabalho é produto de uma série de seminários realizados no Centro de Estudos de Dinâmica Populacional (CEDIP) da U.S.P., no segundo semestre de 1971, que contou com a participação de um grupo de pessoas que, por distintas razões, partilhavam o mesmo interesse, qual seja, o de discutir as bases teóricas e metodológicas dos estudos de fertilidade. Tanto nos mencionados seminários como na redação deste trabalho partiu-se de duas idéias fundamentais. Primeiro, a de que os estudos de família e fertilidade, de uma maneira geral, são de caráter descritivo e insuficientes para uma interpretação, propriamente dita, do comportamento reprodutivo. As limitações desses estudos se tornam mais evidentes no caso de países não desenvolvidos, especialmente da América Latina, onde além da transposição de conceitos utilizados no caso de países desenvolvidos, a dicotomia tradicional moderna é utilizada como categoria central explicativa das diferenças de níveis e tendências da fertilidade. Segundo, a de que as pesquisas de fertilidade, tal como foram concebidas nesses países contêm, subjacentemente, um projeto de desenvolvimento, fornecendo subsídios para a elaboração de políticas populacionais.

Biografia do Autor

Neide L. Patarra, Universidade de São Paulo (USP)

Centro de Estudos de Dinâmica Populacional (CEDIP), da Universidade de São Paulo.

Maria Coleta F. A. de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Socióloga, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Patarra, N. L. ., & Oliveira, M. C. F. A. de . (2019). Apontamentos críticos sobre os estudos de fertilidade. Revista De Ciências Sociais, 3(2), 175–196. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42716