A Moralidade Brasileira No Olhar do Ficcionista, Do Ideólogo e Do Teórico
Resumo
Este ensaio analisa comparativamente os discursos sobre o ethos cultural brasileiro presentes em Memórias de um Sargento de Milícias de Manoel Antônio de Almeida (1852), O Problema Nacional Brasileiro de Alberto Torres (1914) e Militares e Civis de Paulo Mercadante (1978). Apesar da diferença de gêneros literários e da época de produção dos obras, os textos compartilham o preocupação em inrerpretar a brasilidade, que marco toda a tradição letrada do país, tanto no ensaio crítico quanto na ficção romanesca. Os textos examinam características do comportamento público e privado do povo e das elites por meio de perspectivas e estilos distintos conforme o contexto de feitura dos obras e as peculiaridades biográficas dos autores. Tais retratos do Brasil e da sua gente são momentos de construção da realidade imaginária brasileira importantes para a análise da cultura nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).