O romance e o pensamento politico nos anos 30
Resumo
É extremamente difícil para mim falar da vertente nordestina do romance de 30 para uma platéia que domina o assunto e perante a qual só posso me situar como aprendiz. No entanto, é neste terreno da literatura que tentarei fazer uma incursão, associando-a ao pensamento político do início dos anos 30, tema a que venho dedicando meus estudos. Desenvolverei meu ponto de v1sta a partir do romance O país do carnaval, de Jorge Amado,relacionando-o ao ensaio político Maquiavel e o Brasil, de Otávio de Faria, ambos editados em 1931.Tomarei o romance como expressão do panorama da vida intelectual e falarei do Brasil pós-30 usando os elementos que a narrativa me fornece.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).