O Apaziguamento do povo rebelado mediante as missões populares
Nordeste do segundo império
Resumo
Os dois momentos mais fortes da alma religiosa do povo simples do Nordeste foram a Semana da Paixão e as Santas Missões. A experiência religiosa, que o homem do povo vivencia nessas duas ocasiões, corresponde a uma realidade profunda do íntimo do seu ser. Se, em ambas, há um traço comum, expressivo da religiosidade do nosso povo - uma religião penitencial -, no entanto, há nelas algo de mais abrangente e de mais complexo. As Santas Missões, escrevia o missionário Frei Aquino Torres ofm, "respondem à FOME DE DEUS muito grande que tem o nosso povo". Elas se situam num contexto geográfico e histórico todo especial, que lhes dão uma feição bem específica de uma realidade sofredora, mas animada de uma esperança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).