Fundamentos históricos e sociológicos do processo de conscrição das populações Não-Proprietárias ao mundo do trabalho e seus reflexos no atual processo de intermediação de Mão-de-Obra
Resumo
Tendo como ponto de partida, teórico e histórico, as condições e o processo em que se estruturou o sistema de colonização mercantil no Brasil, este estudo tem dois objetivos. O primeiro visa a apresentar um comentário sobre os processos iniciais em que se viabilizaram as formas de conscrição das populações não-proprietárias ao mundo do trabalho, que era dominado por critérios altamente espoliativos. Estes visavam tanto possibilitar a transferência dos valores excedentes gerados, com a finalidade de minuciar a acumulação de capital da burguesia metropolitana, como também manter os privilégios e o grau de excludência social que demarcaram as formas de estratificação social. Com isso se tentará, no segundo objetivo, especular sobre a persistência ao longo de nossa história desses mesmos processos, em novas roupagens e em novas regiões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).