Epistemologia histórica e tarefas sociais
Resumo
Tarefa urgente, entre nós, a de repensar a epistemologia histórica. E por uma razão imperiosa: a de ir estruturando um pensamento em sintonia com as novas exigências da Historiografia. Sente-se que esta deve atualizar-se face aos objetivos da mudança social, alcançando níveis apreciáveis de pragmatismo, de operacionalidade. Um engajamento profundo com a problemática nacional/regional abre-se impositivamente apontando para lúcida aproximação entre o processo histórico e o pensamento historiográfico, conforme observação de José Honório Rodrigues. Malgrado o progresso alcançado pela ciência de Heródoto no Brasil, muito há ainda por se fazer com vistas àquela aproximação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).