O Anarquismo e a Ciência
Resumo
Muito se tem escrito sobre ciência nos últimos tempos. O homem do final do século XX está sequioso para saber por que várias das conjeturas do século XIX não se concretizaram. Acreditou-se que a ciência, fruto do desenvolvimento da razão, teria amplas chances de harmonizar os indivíduos. Com este desenvolvimento racional, se combateria com mais eficiência a escassez de recursos (leia-se, pobreza) e daí adviriam maiores chances de obtenção de paz e fraternidade. O pensamento liberal, por exemplo, acreditou desde Condorcet até Helvetius na infinita possibilidade do progresso humano - como o anarquismo - e no ideal iluminista de que os males da sociedade podem ser reformados através de princípios racionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).