A devoção dos beatos negros
Resumo
Quero iniciar este artigo por um depoimento pessoal. Ao longo de minhas leituras em torno do assunto "igreja e escravidão" fui percebendo que vastos espaços de pesquisa sobre o tema não estavam sendo explorados, como, por exemplo, a relação entre os confrades religiosos e a vida escrava, ou o caráter católico dos quilombos, ou ainda as experiências de vida de escravos católicos. Como o catolicismo neste país foi por vários séculos vivido, em sua maioria, por escravos, esse fato não podia ficar fora de cogitação. Sei que praticamente não possuímos documentos escritos por escravos nem memórias da vida de pessoas negras, a não ser os dois escritos de Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo (1960) e Diário de Bitita (1977). É muito pouco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).