Igreja, catolicismo popular e religião alternativa no sertão nordestino

Autores

  • Scott William Hoefle PUC-Rio/UFRJ

Resumo

No presente estudo, justapõe-se o catolicismo formal do Igreja, com forte hierarquia interna e ênfase em dogmas, com a diversidade de visões religiosas católicas populares e alternativas do presente e do passado no Sertão nordestino. A diversidade religiosa é abordado por meio de múltiplos critérios culturais, como posição de classe, faixa etária, relação de gênero, grupo étnico e lugar de origem rural ou urbana que recortam a sociedade sertaneja vertical e horizontalmente, gerando diferentes visões religiosas do indivíduo, tanto em relação ao catolicismo popular quanto em relação às novas religiões que surgiram nos últimos quarenta anos. A  criatividade local do catolicismo popular é resultado de longo período, no qual o Sertão mantinha características de fronteira, que lhe permitem hoje resistir à penetração dos novos formas de religiosidade. Assim sendo, este trabalho segue o exemplo de Eade e Sallnow (1991), que fizeram um estudo antropológico de romaria religiosa, utilizando o método de investigação e os conceitos-chaves da Sociologia pós-moderna.

Biografia do Autor

Scott William Hoefle, PUC-Rio/UFRJ

Possui graduação em Antropologia e Economia - Florida State University (1972), mestrado em Antropologia Cultural - New School for Social Research (1974) e doutorado em Antropologia Social - University of Oxford (1983). Realizou pós-doutorados na University of London (1983-85) e na University of Texas-Austin (2000-01). Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor colaborador voluntário do PPGG-UFRJ e pesquisador de produtividade 1C do CNPq. Tem experiência na área de Geografia Regional e de Antropologia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção e ética ambiental, ecologia política crítica, inclusão/exclusão social, desenvolvimento comunitário e teoria cultural. Possui mais de 40 anos de experiência em pesquisas realizadas no Nordeste, no Sudeste, no Centro-Oeste e na Amazônia.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Hoefle, S. W. . (2020). Igreja, catolicismo popular e religião alternativa no sertão nordestino. Revista De Ciências Sociais, 26(1/2), 24 a 47. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43202