Continuidade, Totalidade, Periodização, Cortes:
sobre a historiografia da religião no Brasil colônia
Resumo
O exercício que se segue é uma análise crítica, tentativa e preliminar, da historiografia brasileira sobre "religião" no período colonial. Para tanto foi estabelecida uma amostragem de livros de história "geral" do Brasil e de histórias da religião, além de outros títulos que tratassem do período estudado mesmo não se filiando, academicamente, a uma definição "histórica" estrita. Este exercício procura, dentro da bibliografia estudada, investigar as formas de continuidade e descontinuidade; totalidade e parcelamento; periodizações, cortes, verificando algumas proposições de M. Foucault, P. Bourdieu e L. Althusser. O vínculo deste trabalho é, por outro lado, muito grande com o que seu autor vem realizando sobre formas de dominação institucional ideológica religiosa no Brasil Colônia...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).