A crise do marxismo: uma apreciação de novos rumos
Resumo
Originalmente este trabalho foi apresentado na Conferência Internacional "Marxismo Hoje: Tradições e Diferenças" na Universidade de Massachussets. Amherst, EUA, 30 de novembro a 2 de dezembro de 1969. Também foi apresentado no Seminário "Crise do Marxismo e novas tendências", de CAEN na Universidade Federal do Ceará no dia 27 de julho de 1992. Nossas revisões são baseadas nas sugestões de Stephen Cullenberg, Bruce Roberts e John Roche. Edward B. Chilcote está terminando seu doutorado em economia na New School for Social Research, em Nova York. Ronald H. Chilcote é professor de ciência política e economia política na University of California, em Riverside. Este trabalho vai ser publicado in Rethinking Marxism em 1992. Este texto desenvolve a problemática fundamenta da crise do Marxismo e explora as origens da crise através da discussão de como o capitalismo e o socialismo têm afetado o discurso dos intelectuais de esquerda. A tese central sugere que a crise está relacionada com a estagnação do capital, o fim do auge do pós-guerra e o impasse do socialismo burocrático. Acontecimentos na França e em outros lugares em 1968 e em Portugal de 1974 a 1975 foram sinais momentâneos do problema...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).