Para uma nova introdução à história

Autores

  • Michel Zaidan Filho UFPE

Resumo

Uma famosa tese historicista afirma que cada geração reescreve a História segundo as suas necessidades. Independentemente do relativismo que isso implica, não se pode negar que o trabalho do historiador serve, em primeiro lugar, à vida, à sua vida e à de seus contemporâneos. Dessa forma, é possível dizer que a pesquisa histórica e, sobretudo, o ensino da História é indissociável da construção da cidadania política e social. Aliás, a própria escrita histórica só existe como afirmação desta cidadania. Onde não há liberdade, não há História, mas a supressão da(s) memória(s) e o discurso solitário do poder. Pensado dessa maneira, o ensino da História só pode ser crítico, e a atividade do historiador um exercício do pensamento crítico, ou seja, uma atividade desmitificadora por excelência, e não apenas desmitificadora, sob pena de incorporar à formação das pessoas, novos mitos como expressão definitiva da verdade. Se a História pode ser concebida assim, a sala de aula não será menos do que um espaço para a invenção, para a criatividade, para o fomento aos talentos que brotam espontaneamente todos os dias diante do professor...

Biografia do Autor

Michel Zaidan Filho, UFPE

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é Professor-Titular do centro de Filosofia e Ciências Humanas da da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de História e Ciências Sociais, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: torias da democracia; Comunismo, Política, Brasil, Democracia e Política.

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Publicado

2020-05-21

Como Citar

Zaidan Filho, M. . (2020). Para uma nova introdução à história. Revista De Ciências Sociais, 22(1/2), 69–75. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/44158