Indivíduo e sociedade, ordem e conflito no pensamento de hobbes
Resumo
No processo histórico de constituição dos campos do conhecimento relativos ao homem consolidou-se uma divisão de trabalho no qual a filosofia terá o indivíduo como centro de suas reflexões, e a sociologia a sociedade. É com Decartes, com sua formulação célebre "penso, logo existo", que na modernidade o indivíduo passa a ser a noção fundamental e o objeto central das reflexões filosóficas. O conceito do social, quando emerge no pensamento filosófico será como uma derivação do conceito de indivíduo. A rigor, até Hegel indivíduo é uma categoria teoria e empiricamente autônoma, isto é, absolutizado como categoria extra social. Desta perspectiva resulta o entendimento da sociedade como somatória de indivíduos singulares...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).