A política da escassez - lutas urbanas e programas sociais governamentais
Resumo
"A Política da Escassez" é um rico e instigante olhar analítico que viabiliza o desafio de pensar uma questão que marca a segunda metade dos anos 80: a redefinição da natureza da relação entre Estado e Movimentos Sociais. O livro repensa esta relação, superando o tradicional marco das análises populistas da estreita vinculação entre participação e cooptação, saindo do lugar-comum de ater-se unicamente aos mecanismos de natureza ideológica para centrar-se na teia da articulação existente entre Políticos Sociais e Moradores da periferia urbana. Assim, no contexto da produção sociológica sobre a participação popular no âmbito do Estado, o trabalho, buscando compreender as novas determinações e expressões da relação Estado/MS, efetiva um esforço de superação dialética, na medida em que repõe e redefine a velha e discutida questão da participação popular, numa perspectiva nova, que amplia o foco analítico a partir da própria complexificação da realidade, de forma a dar conta das dimensões que a questão assume no âmbito das políticas sociais de cunho participativo e da emergência de novos espaços políticos. E, neste esforço de superação dialética, o trabalho insere-se numa das vias analíticas contemporâneas das Ciências Sociais, de pensar a dinâmica transformadora da sociedade, movida por processos culturais gestados em novos espaços de exercício da política...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).