Motivações para a escolarização bilíngue

um estudo com famílias de classe média-alta no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d03

Palavras-chave:

Escolarização de Elites, Classes médias, Escolas bilíngues, Internacionalização da educação

Resumo

Este artigo visa compreender as expectativas familiares em relação à escolarização bilíngue. Mais especificamente, busca-se analisar as razões e motivações que têm levado pais e mães das classes médias-altas a matricularem seus filhos em escolas que oferecem educação bilíngue. Ciências Sociais e Educação se encontram neste trabalho em duas discussões fundamentais: nos debates sobre a relação entre escolarização e classes sociais, e na perspectiva sociológica sobre o fenômeno da escolha de escola. Foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em 10 entrevistas em profundidade e na condução de um grupo focal com cinco mães de alunos de uma mesma escola bilíngue. Os resultados discutem as percepções dos pais sobre os seguintes temas: as próprias escolas bilíngues; o futuro e a carreira dos filhos e o ensino superior no Brasil e no exterior.

Biografia do Autor

Alexander, Fundação Getulio Vargas

Alexander Rebelo Vieira é Graduado e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE) e Diretor Nacional do BRASAS English Course.

Marisol, Fundação Getulio Vargas / EBAPE

Marisol Rodriguez Goia é professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas, onde também orienta dissertações do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MEX). Cientista Social pela UFRJ, Mestre em Sociologia (PPGSA/IFCS/UFRJ) e Doutora em Antropologia Urbana pela Universitat Rovira i Virgili (Catalunha, Espanha).

Downloads

Publicado

2020-11-01

Como Citar

Vieira, A. ., & Goia, M. (2020). Motivações para a escolarização bilíngue: um estudo com famílias de classe média-alta no Rio de Janeiro . Revista De Ciências Sociais, 51(3), 63–99. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d03

Edição

Seção

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c