O Discurso punido
Uma leitura em torno da Literatura de Cordel
Resumo
Recentemente, o Jornal do Brasil publicava o seguinte anúncio: "Procura-se especialista em Literatura de Cordel para orientar grupo de pesquisadores. Contrato CLT, 08 horas de trabalho diário, salário a combinar. Cartas com currículo detalhado para portaria deste jornal sob o n9 56535. Garante-se sigilo".
Mais do que um simples anúncio, esta oferta de emprego indica que o falar acerca das culturas do povo já extrapola os foros do "mundo acadêmico". Já não bastam teses, comunicações científicas, simpósios e outras iniciativas acadêmicas, que se· reportam sobre as "culturas do trabalho" ou as representações das formas culturais das classes subalternas. Paradoxalmente, o discursar sobre as práticas culturais subalternas passa também a se constituir em fonte de sobrevivência para categorias sociais como os intelectuais, por exemplo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).