Devagar e Sempre, com Fé em Deus: Evangélicos cearenses nos censos demográficos

Autores

  • Maurício Russo
  • Gledson Ribeiro de Oliveira

Palavras-chave:

censos demográficos, evangélicos de missão, evangélicos pentecostais, católicos.

Resumo

Neste artigo aferimos e analisamos algumas tendências implícitas nos dados dos Censos de 1872 a 2000, relativos às religiões evangélica e católica no estado do Ceará, comparando sempre que possível com dados nacionais e regionais. Trabalhamos com informações que permitem quantificar o crescimento evangélico no estado, o período de maior e menor expansão, confrontando os resultados com os números do catolicismo. Além disso, observamos as cidades e microrregiões com maior e menor presença de evangélicos, considerando sexo e idade, bem como as denominações que mais arrebanham fiéis.

Biografia do Autor

Maurício Russo

Mestre em Sociologia (UFRGS). Doutorando em Sociologia (UFC), pesquisador do grupo de pesquisa Violência e Cidadania da UFRGS/ IFHC e pesquisador convidado do Laboratório de Estudos da Violência (UFC).

Gledson Ribeiro de Oliveira

Mestre em História (UFPE). Doutorando em Sociologia (UFC), pesquisador do Núcleo de Estudos de Religião, Cultura e Política (NERPO). Membro do Instituto Praeservare – preservação do patrimônio cultural.

Downloads

Como Citar

Russo, M., & Ribeiro de Oliveira, G. (2013). Devagar e Sempre, com Fé em Deus: Evangélicos cearenses nos censos demográficos. Revista De Ciências Sociais, 42(1), 129–150. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/450